top of page

Como vencer o medo de dentista?

Atualizado: 16 de jan. de 2019

Pelo menos uma vez na vida você já deve ter ouvido alguém falar que tem medo de dentista. É mais comum do que você imagina, existe até um nome científico para esse medo em níveis extremos: odontofobia.

Se ir ao dentista é benéfico para a sua saúde e o medo te impede, o que fazer? Hoje trouxemos algumas dicas que podem ser úteis na hora de enfrentar a tão temida cadeira e combater os sintomas mais comuns como inquietação, suor frio, tremedeira e respiração ofegante.


Por que o medo de dentista é tão grande?

O medo, de maneira geral, pode surgir por medo do desconhecido ou por trauma. Então quem já sentiu dores horríveis ao se consultar com um dentista ou tem receio só em pensar que vai ter que ficar imóvel em uma cadeira enquanto alguém mexe na sua boca sem poder ver o que está acontecendo, está mais propício a sentir medo. O consultório do dentista é um lugar que pode ocorrer medo, desconforto e ansiedade, fatores cruciais para o medo aparecer, mesmo que de forma inconsciente.


Como se acalmar?

A gente sabe que por mais que seja um mecanismo natural do ser humano, o medo do dentista não é necessário. Mas você precisa se sentir confortável, afinal, esse é o profissional responsável pela sua saúde bucal, então aqui vão algumas dicas:

· Pesquise um profissional e agende uma consulta inicial para tirar suas dúvidas sobre os melhores tratamentos para você, se preferir, peça ajuda a alguém que você confia;

· Não tenha medo de perguntar até que tudo fique bem claro para você. Tire dúvidas sobre os termos técnicos, as alternativas para o mesmo tratamento, quantidade de sessões, tempo de recuperação... Tudo. As informações podem te dar mais confiança no profissional;

· Seja honesto com o dentista. Eles já estão acostumados a ouvirem que as pessoas sentem medo, se você contar que não se sente tão confortável e quais são os seus receios, ele pode te ajudar a se sentir mais calmo;

· Leve uma companhia caso você se sita deslocado no consultório. Escolha alguém de sua confiança, que não tem medo de dentista, para te acompanhar. Isso ajuda a descontrair o ambiente e ajudar a mente a relaxar.

Essas são dicas amplas e gerais. Caso o seu medo de dentista esteja te impedindo de manter a saúde bucal em dia, conversar com um psicólogo para tratar esse quadro pode ser uma ótima alternativa.


Aqui na Oral Design, você conta com um ambiente agradável e aconchegante e com profissionais preparados para atenuar eventuais ansiedades e tornar as consultas mais tranquilas.

 
 
 

Comments


  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social
  • YouTube

Cavenaghi & Paranhos Oral Design Ltda CNPJ 44.222.204-0001/42

Responsável técnico Francisco Marcelo Paranhos Pinto CPF 266.328.778-42

Reembolso de 100% da consulta caso o cancelamento ou troca seja feito até 24h antes do horário agendado.

bottom of page