
ORTODONTIA
O Que é tratamento ortodôntico?
É um tratamento que tem como objetivo corrigir o mal posicionamento dentário e/ou de estruturas ósseas, trazendo um perfeito equilíbrio dento-facial ao paciente. A escolha do aparelho a ser utilizado (fixo ou removível), dependerá do tipo de problema a ser corrigido.
Existe aparelho invisível?
Atualmente, existem opções de aparelhos praticamente invisíveis, sem bráquetes, fios e metais, como é o caso do Invisalign®, ou até mesmo de bráquetes de última tecnologia, que apresentam baixíssimo atrito, permitindo que o tratamento ortodôntico seja mais rápido, com um menor número de consultas e bastante seguro.
Quando procurar um ortodontista?
Não existe idade mínima, mas recomenda-se que as crianças sejam levadas para a consulta inicial com o ortodontista a partir do início da dentição de leite, por indicação de outro profissional ou por dúvida dos pais.
Existe limite de idade para utilizar o aparelho
ortodôntico?
Não, desde que haja a avaliação de um ortodontista. Além de corrigir a posição dos dentes, ele auxiliará outras especialidades na obtenção de bons resultados, como no caso de preparar o local ideal para a realização de um implante.
Quais são os tipos de tratamento ortodônticos?
Os tratamentos ortodônticos podem ser divididos em:
Preventivo: tem por finalidade evitar a instalação de mal-oclusões, por exemplo, removendo hábitos como sucção de dedo ou colocação anormal da língua entre os dentes;
Interceptativo: Visa a correção da mal-oclusões mais simples evitando o aparecimento de problemas mais acentuados;
Corretivo: Tem o objetivo de tratar mal-oclusões já instaladas, geralmente mais graves, utilizando aparelhos mais complexos;
Pré-protético: É um tratamento corretivo que tem por finalidade a movimentação de alguns dentes para possibilitar a confecção de próteses, implantes, etc;
Orto-cirúrgico: Corrige problemas mais severos de mal-oclusão, associando Ortodontia corretiva à Cirurgia nos ossos da face.
Como manter o resultado do tratamento?
Deve-se utilizar as contenções conforme a orientação do Ortodontista.
Contenções: Removíveis ou fixa, são aparelhos passivos que visam manter o resultado do tratamento, evitando que os dentes saiam da posição correta.
O que é necessário para iniciarmos o tratamento ortodôntico?
São solicitados exames auxiliares como a documentação ortodôntica (radiografias, fotografias e modelos digitais ou de gesso) para o profissional ter condições de realizar um correto diagnóstico e plano de tratamento.
Qual a duração de um tratamento ortodôntico?
O tratamento depende da severidade do problema, da idade, da resposta biológica do paciente e de sua colaboração.
Porque procurar um especialista?
O especialista é o profissional capacitado a executar o tratamento de forma segura.
O sucesso do tratamento ortodôntico depende somente do ortodontista?
Não, depende da perfeita integração entre: Profissional, paciente e responsável.
Aparelho provoca cáries e manchas?
Aparelho não provoca cáries e manchas, o que provoca é a má-higienização. O aparelho promove certa dificuldade em alcançar todos os lados do dente com a escova e fio-dental. Por isso, os pacientes de ortodontia com aparelhos fixos devem passar por limpezas mais regulares com o profissional.





